A história dos AZEVEDOS compreende mais de dois séculos consolidando uma trajectória totalmente dedicada ao serviço da medicina. Actualmente, a estrutura está centrada em cinco áreas de intervenção (R&D, produção, marketing e vendas, logística e internacional) garantindo uma abordagem completa em toda a cadeia do mercado farmacêutico.

Como opção estratégica, a actividade foi dividida em segmentos, com vista à produção de um grupo de empresas e unidades funcionais correspondentes de uma forma especializada e com elevados padrões de competitividade.
 
Na área industrial e no seu âmbito de acção, Sofarimex (Grupo Azevedos) é o primeiro produtor português de medicamentos, especializado em  pequenas e médias séries, fornecendo  um universo qualificado de clientes, sendo que mais de 70% da sua produção actual destina-se à exportação, principalmente na Europa.
 
AZEVEDOS comercializa uma vasta gama de produtos que garantem disponibilidade em medicamentos com prescrição médica, sem prescrição médica e especialidades hospitalares.
 
Desde o início da década de 90 que os AZEVEDOS procuram a internacionalização como um objetivo estratégico para o seu desenvolvimento. Através de modelos de licenciamento de exportação ou de investimento directo, a sua presença estende-se a mais de 40 mercados internacionais: Europa, Médio Oriente, Africa, Asia e todo o continente americano.
 
Em termos específicos de investimento direto, a empresa MEDIS encontra-se particularmente destacado como um operador de referência no mercado moçambicano e BRASIL LABORIS como uma plataforma de deslocalização industrial dos AZEVEDOS na extensa área do MERCOSUL.
 
Um passo decisivo para a evolução do Grupo AZEVEDOS foi sem dúvida o seu compromisso em R&D. Como resultado da investigação e pesquisa contínua de conhecimento para explorar novas oportunidades, esta área relevante de intervenção resulta em encontrar novas perspectivas, a única forma que permite uma melhoria constante em produtos e serviços com a marca AZEVEDOS.